Instituto IRIS

PROGRAMAS E PROJETOS

LIVRO/TEATRO

O Instituto IRIS acredita no poder da difusão do conhecimento e por isso faz questão de compartilhar histórias e promover o acesso às mais diversas informações relacionadas a deficiência visual / cão-guia.

Abaixo você irá conferir os livros e peças de teatro / musicais do Instituto IRIS idealizados através da nossa presidente Thays Martinez.

MINHA VIDA COM BORIS

Com uma narrativa envolvente, a biografia Minha vida com Boris - A comovente história do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil detalha o relato de um triunfo da cidadania. No vibrante resgate das memórias, Thays aborda também a profunda amizade com Boris – uma conexão baseada em confiança e cumplicidade que deixa como legado uma comovente história de afeto para além da vida.

A obra traz ainda o relato de aspectos que permeiam o dia a dia de pessoas com deficiência visual – a escolha de roupa e maquiagem, a locomoção, as relações interpessoais, a vida no ambiente corporativo, as conquistas profissionais, o aprimoramento pessoal, a faculdade e pós-graduação e a convivência com cães-guia – Boris e Diesel – de personalidades diferentes. Aspectos que, compartilhados com os leitores, transformam-se em um diálogo rico sobre como enfrentar os desafios do dia a dia com posturas inovadoras, bem-humoradas, flexíveis a mudanças e, principalmente, motivadas pela coragem de sempre buscar a superação. Um diálogo inspirador para pessoas com deficiência ou não.

Nos 10 anos em que estiveram juntos, a advogada Thays Martinez e o cão-guia Boris não só converteram a convivência cotidiana em amizade como foram protagonistas de um capítulo importante da defesa da cidadania e inclusão social no Brasil. Em maio de 2000, recém-chegada dos Estados Unidos, a dupla saiu de casa para trabalhar e… para fazer história. Nesse dia, teve início uma disputa que durou seis anos com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) – que os impediu de entrar nas instalações, alegando que não era permitido a entrada de animais no local.

A luta de Thays e Boris em defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual inspirou duas leis que hoje garantem o acesso de cão-guia em espaços públicos e privados – Estadual e Federal, em 2001 e 2005, respectivamente – e deu origem a uma bela história de amizade e parceria, ricamente descrita no livro “Minha vida com Boris - A comovente história do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil”.

A autora: Thays Martinez nasceu em São Paulo, em 1974. É advogada, formada em Direito pela USP e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM. Thays é fundadora e presidente do Instituto IRIS, e foi protagonista no processo de elaboração e aprovação da lei que autoriza o trânsito livre dos cães-guia em todo o Brasil. Thays Martinez tem deficiência visual, é palestrante e autora do livro Minha vida com Boris, publicado pela Globo Livros.

O cão-guia: labrador amarelo, Boris nasceu em Rochester, no Estado do Michigan (Estados Unidos), e passou boa parte da infância em uma escola infantil para humanos – o que viria a justificar sua paixão por crianças e certas excentricidades como gostar de dormir com cobertor e travesseiro. Depois, estudou em escolas de primeira linha, como a tradicional Leader Dogs for the Blind, o que propiciou o convite para trabalhar no Brasil. Tinha por hobby tirar tampas de garrafas e gostava de correr e de beber água de coco. A única superstição era, a cada refeição, deixar um grão de ração em sua vasilha.

Para comprar o livro, envie e-mail para: contato@iris.org.br

Livro Minha Vida com Boris

HERÓIS À VISTA

Livro Heróis à vista

Lançado pela Globo Livros, com o selo Globinho, Heróis à vista é um livro que transmite às crianças a importância do compromisso com a cidadania por meio de uma história de cumplicidade e esperança entre uma garotinha e seu cão-guia. Escrito por Márcio Araújo e com ilustrações de Guilherme Alvernaz, a publicação foi inspirada em Boris, cão-guia de Thays Martinez, idealizadora do livro e protagonista no processo de elaboração e aprovação da lei que autoriza o trânsito livre desses animais por todo o Brasil.

Thays – autora de Minha vida com Boris, publicado em 2011 pela Globo Livros – é fundadora do Instituto IRIS, organização que é uma das pioneiras no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual. A ONG recebe parte da renda das vendas da obra para investir na causa, ou seja, para vencer o desafio de aumentar o acesso das pessoas que querem um cão-guia a esse benefício.

Voltado para o público infantil, Heróis à vista conta a história de Boris, um cãozinho que desde pequeno sonhava em ser herói assim como seu pai e sua avó, o que significava tornar-se um cão-guia. Depois de enfrentar desafios, como ficar longe da família, e um treinamento pesado, Boris finalmente ganha a missão de ser o guia de Luiza, uma garotinha cega com muitas habilidades e a vontade de ser detetive e viver muitas aventuras pelo mundo.

Heróis à vista, que traz reflexões sobre a prática do desapego e como lidar com as diferenças, desmistifica a deficiência visual, mostrando que pessoas cegas podem ter uma vida normal, pois contam com o desenvolvimento dos demais sentidos e a ajuda de cães companheiros, como no caso de Luiza.

O autor: Márcio Araújo nasceu em Carapicuíba, São Paulo, em 1970. Estudou em escola pública, cursou mecânica, publicidade e artes plásticas. Escreveu para a TV Cultura, Globo, Canal Futura, Multishow e Disney Channel. Foi indicado em 2010 ao Prêmio Jabuti por seu livro Figurinha Carimbada, que virou peça teatral. Faz teatro com amigos na companhia Pocilgas & Cia. Toca violão, canta, desenha, mas sua paixão é escrever. É vegetariano, vive com Marcelo e o gato Nino.

O ilustrador: Guilherme Alvernaz nasceu em São Paulo, em 1966. Filho de artista, desenha desde sempre. Começou profissionalmente com seu pai aos dezesseis anos. Em 1985 largou a faculdade de Arquitetura para se dedicar à animação. Fez ilustrações para livros e quadrinhos, que também roteirizou. Hoje em dia dirige e anima filmes publicitários e de entretenimento, desenvolve e roteiriza projetos em animação, e agora volta a ilustrar livros.

A idealizadora: Thays Martinez nasceu em São Paulo, em 1974. É advogada, formada em Direito pela USP e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM. Thays é fundadora e presidente do Instituto IRIS, e foi protagonista no processo de elaboração e aprovação da lei que autoriza o trânsito livre dos cães-guia em todo o Brasil. Thays Martinez tem deficiência visual, é palestrante e autora do livro Minha vida com Boris, publicado pela Globo Livros.

Para comprar o livro, envie e-mail para: contato@iris.org.br

MUSICAL - HERÓIS À VISTA

Heróis à Vista é um musical infantil com manipulação de bonecos que usa várias técnicas: direta, bunraku e fantoches. Na peça, os atores do Pocilgas & Cia contam a aventura de Boris, um cãozinho filhote que sonha ser herói: um cão-guia, assim como o pai. Sua avó Irina, uma cão-guia aposentada, avisa: “você terá que ser perseverante e aprender sobre o desapego! Essa é a maior dificuldade de um cão guia!”

Em outra parte do mundo, Luiza – uma menina de 10 anos –, sonha ser detetive. Mas ela também tem uma dificuldade: é cega. Alguns amigos na escola, inclusive, desencorajam a garota. No entanto, ela está decidida e vai arrumar um jeito. Ao longo da história, os dois passam por muitas aventuras e desventuras para realizar os sonhos. Até que...o encontro acontece!

O musical infantil Heróis à Vista é baseado no livro homônimo, lançado pela Globo Livros. Parte dos recursos obtidos com a venda de ingresso é revertido para o Instituto IRIS.

Direção e dramaturgia: Márcio Araújo
Elenco: Débora Vivan, Márcio Alves e Neusa de Souza
Narração cantada: Ceumar
Música composta: Tato Fischer
Design de bonecos: Armando Júnior

Livro Minha Vida com Boris