Instituto IRIS

PRESS RELEASES - IRIS

2016 - Instituto IRIS participa do Salão do Automóvel

Imagem 2016 - Instituto IRIS participa do Salão do Automóvel

O Instituto IRIS é uma organização sem fins lucrativos, que é pioneira no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Hoje, quarta-feira, 16 de novembro, a partir das 17 horas, o estande da organização – instalado na Rua B – contará com a presença de cães-celebridades do Instagram, que apoiam a causa. Estão confirmadas as presenças da cão-terapeuta Bella, The Samoyed; Bob & Marley; Gael; e Bento. Juntos, os voluntários caninos têm mais de 350 mil seguidores.

São Paulo, 16 de novembro de 2016 – Os visitantes do Salão Internacional do Automóvel vão poder conferir muito mais do que as tendências do mercado automotivo, representadas pelos 100 lançamentos de 32 marcas. Isso porque, o Instituto IRIS – pioneiro no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual – leva ao evento a oportunidade de engajamento em uma causa de responsabilidade social. A convite da organização do Salão, o IRIS montou um estande na Rua B com produtos e informações sobre a causa. Na compra de chaveiros, pelúcias, livros e uma infinidade de produtos associados à temática, o consumidor estará auxiliando a sustentabilidade da organização não governamental.

Uma das atrações do estande no Salão do Automóvel será a presença de voluntários caninos. Hoje, quarta-feira, 16 de novembro, a partir das 17 horas, cães que são celebridades do Instagram estarão no local, apoiando a causa. Entre as presenças confirmadas: Bella, The Samoyed (cão-terapeuta com 19, 2 mil seguidores); Bob & Marley (298 mil seguidores); Gael (29,2 mil seguidores); e Bento (482 seguidores). Juntos, os pets têm mais de 350 mil seguidores.

Segundo Thays Martinez, fundadora e presidente do Instituto IRIS, a lista de pessoas com deficiência visual que aguardam um cão-guia ultrapassa a marca de 3 mil. Há, ainda, os que têm cães-guia que precisam se aposentar após alguns anos de trabalho. Segundo a advogada, tutora do labrador Diesel, muitas pessoas com deficiência visual entram em contato com o IRIS em busca da conquista de independência e qualidade de vida. “Dá um aperto no coração, porque sei o quanto é difícil no Brasil alguém conseguir ter um cão-guia. O que digo às pessoas que esperam por um cão-guia é que não desistam desse sonho, porque vale a pena lutar pela realização. Mas, precisamos lembrar que um sonho deve ser algo que nos motive a seguir sempre em frente, não um obstáculo que nos mantém parados. Essa é a razão de ser e a motivação do Instituto IRIS”, afirma Thays, acrescentando que em 2016 a organização viabilizou a doação de quatro cães-guia.

A participação do Instituto IRIS no Salão do Automóvel tem o objetivo de mobilizar a sociedade para que transforme uma triste estatística. No Brasil há uma estimativa de 100 cães-guia que ajudam pessoas com deficiência visual ou com baixa visão a se locomoverem e a se sentirem incluídas socialmente. Em contrapartida, o país possui 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual – 582 mil cegos e seis milhões com baixa visão, de acordo com o Censo 2010, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Temos que aumentar o acesso das pessoas que querem um cão-guia à esse benefício”, afirma Thays.

Erséa Maria Alves, vice-presidente e coordenadora de Eventos do IRIS, conta que a formação de um cão-guia é lenta, requer investimento, cuidados especiais e é um trabalho que só pode ser executado por profissionais especializados. Depois de formado, o cão-guia é entregue gratuitamente à pessoa com deficiência visual inscrita no IRIS. "Estaremos reunidos no Salão Internacional do Automóvel para convidar a população a enxergar e apoiar a nossa causa", explica Erséa, que participará do evento com o cão-guia Toby.

 

SOBRE O SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL

Lançado em 1960, o Salão Internacional do Automóvel ocorre bianualmente; em 2016 o evento deve atrair um público estimado em 750 mil pessoas. Executivos da área automotiva, artistas, formadores de opinião, entusiastas e o público em geral visitam o evento para conferir os avanços e as tendências da indústria automobilística. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Serviço

Data: até 20 de novembro

Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô) www.salaodoautomovel.com.br

IRIS

O Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (IRIS), entidade sem fins lucrativos, foi fundado em 2002, em São Paulo (SP), com a missão de desenvolver atividades que acelerem o processo de inclusão social das pessoas com deficiência visual. A prioridade institucional é a difusão do cão-guia como grande facilitador do processo de inclusão. O Instituto é um dos poucos no Brasil com um instrutor reconhecido pela International Guide Dog Federation (Inglaterra), especialmente qualificado pela Royal New Zealand Foundation for the Blind - Guide Dog Services (Nova Zelândia) entre 1996 e 1999. www.iris.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Camila Ramos camila.ramos@printeccomunicacao.com.br

Tel: (11) 5185 4974 / 9 7338-3879